quarta-feira, 18 de maio de 2016

Os erros e acertos do Disney Especial contemporâneo


É engraçado como o sentimento é capaz de mexer com as pessoas, e até 'enganá-las', estávamos comendo um chocolate numa boa e então nos ofereceram balas, não qualquer bala, mas aquela que nos remete a infância, que há tempos não víamos, muitos aceitaram na hora, só teve um porém, tivemos que abrir mão do chocolate, e foi numa história semelhante a essa que os Temáticos deram espaço ao Disney Especial, pena que mudaram a fórmula e a bala já não é gostosa como em outrora.


Logo na primeira edição, como diria um certo ex-presidente, Nunca antes na história desse país... tivemos uma republicação tão rápida, O Caminhão do Zé foi publicado em Os Motoristas e menos de 30 dias depois saiu em Disney Big 37. A primeira Capa não lembrava em nada o antigo DE, mas a Abril logo corrigiu esse problema, chamou Napoleão Figueiredo para "atualizar" as capas antigas e dar um gosto a mais de nostalgia as edições seguintes.

    


Enquanto o problema da capa foi solucionado, as rerererepublicações se mantiveram nas demais edições, todas as histórias que saíram foram publicadas pelo menos uma vez (em alguns casos essa é a 4ª vez) nos últimos 17 anos (a grande maioria nos últimos 10), sendo assim, se você está acompanhando Disney recentemente, não crie expectativas de encontrar muitas HQs que não tem na coleção. 

De ponto positivo, podemos citar a variedade de roteiros e traços em Os Jornalistas, temos histórias do Brasil, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos e Itália. Não posso deixar de afirmar que o nome Disney Especial também é um acerto, já que muitos que não colecionam Disney compraram pelo menos a edição piloto por uma questão de lembranças da infância, outro fato que me agradou foi não ter numeração, assim ficam mais tempo nas bancas (pelo menos aqui onde moro) e evita uma discussão sobre iniciar do #1 ou continuar do #181 que divide opiniões e com certeza não haveria consenso.
  

E é claro, em tempos de crise o assunto mais importante é o $$$ e esse é mais um erro da publicação, são 15 reais por 244 páginas com histórias que saem a todo momento, para as próximas edições a Abril precisa repensar isso, ou abaixar o preço ou fazer como as edições 31 dos Almanaques, que trouxeram 84 páginas de HQs que só foram publicadas uma vez no Brasil e há muito tempo atrás. Pelo preço e pelas histórias a maioria está preferindo que cancelem logo e tragam Jumbo e Mega de volta.

Outra ideia é apostar a cada 2, 3 meses, em um tema inédito, seria interessante ter algo diferente da versão original. Por fim, gostaria de ter feito uma análise de cada edição separadamente, mas como os acertos e erros delas foram em geral iguais e por uma questão de praticidade, optei por fazer apenas esse texto com as minhas considerações, espero que tenham gostado. Quando eu tiver um tempo pretendo fazer o mesmo sobre os capa-duras e claro não esqueçam de deixar suas opiniões, até mais!

Disney Especial (2ª edição)

5 Edições (jan/16 a mai/16)

Prós: Remake de capas, sem numeração, apelo nostálgico

Contras: Republicações recentes, preço alto, histórias de Barks (que sairão depois em capa dura)

O que pode melhorar: Implantar uma ou duas inéditas, trazer histórias que só foram publicadas uma vez, trazer temas novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário